POR QUE TEMOS DIÁCONOS?
“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (At 6.1-6).
O texto acima que tem por título A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS nos mostra claramente a função e a importância deste ministério no desenvolvimento da Igreja. Os apóstolos precisavam se dedicar integralmente à pregação da Palavra e por isso foram separados homens para cumprir esta impotente função na Igreja.
A palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" no sentido original quer dizer "atendente" ou "servente". A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários. Os usos mais comuns são de servos de Cristo e da igreja. Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação aos outros (Mateus 23:11), e Paulo usou a mesma palavra frequentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Coríntios 3:5; Efésios 6:21; etc.). Estes termos, nos usos gerais, descrevem tanto homens como mulheres (veja Lucas 10:40; Romanos 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros
(1 Pd 4:10). A palavra "diácono" é empregada num sentido específico em 1 Timóteo 3:8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na igreja. É claro que ele não está falando sobre servos no sentido geral (todos os cristãos), porque as qualificações definem um grupo limitado de homens. Veja as qualificações desses servos:
"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus"
(1Tm 3:8-13).
Na igreja Presbiteriana, além do cuidado dos necessitados os diáconos organizam toda a “logística” das atividades da Igreja. Conforme nossa constituição:
Art.53 – O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:
a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
As Tarefas Diaconais são inúmeras numa Igreja Local especialmente no horário do culto. Em Tingui temos um total de 14 diáconos, onze na Igreja. São Eles: Antônio Carlos, Eliab, Francisco, Guttemberg, Herodice Jr, José Roberto, Joselino, Orlando, Otoniel, Uriel e Wilson (sendo que dois estão enfrentando enfermidades e três não conseguem conciliar trabalho e serviço diaconal; sendo assim são poucos para completar a escala dos cultos e demais atividades da Igreja) eles contam com o auxilio das irmãs: Irene Rosa, Edimarlene, Elci e Rocinete (Ni). E são três na Congregação: José Raymundo, Valterdan, Jackson.
É função de todo o crente servir ao Senhor, ao irmão e ao próximo. Contribua com a nossa Junta diaconal: Não deixe copos espalhados na Igreja, evite movimentação desnecessária na hora do culto, desligue seu celular ao entrar no templo e Honre nossos diáconos e as irmãs auxiliares.
Graça e Paz
Pr Janoí Mamedes
Comentários