Como vai a Escola Dominical?

Como vai a nossa EBD (Escola Bíblica Dominical)? Nesta semana li uma breve apostila sobre EBD escrita pelo pastor Marcos Tuler, e abaixo destaco os principais pontos: O cumprimento da Grande Comissão através da EBD, pode ser visto em quatro etapas: Alcançar – a EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. Conquistar – através do testemunho e da exposição da Palavra: “…serão todos ensinados por Deus…todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim” (Jo 6.45). A conversão é perene quando acontece através do ensino. Ensinar – até que ponto estamos realmente ensinando aqueles que temos conquistado? “O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual.” Treinar – devemos treiná-los para que instruam a outros. COMO MELHORAR A EBD? I- ADMINISTRANDO- O crescimento sem ordem é aparente e infrutífero. A organização na Escola Dominical é extremamente necessária. Deverá estar presente em cada fase do trabalho: no planejamento, na execução do plano, e na avaliação dos resultados. A organização da EBD deve ser simples e funcional; de acordo com a realidade de cada igreja. II- ATRAVÉS DE UM PLANO DE CRESCIMENTO- A Escola Dominical deve crescer tanto em quantidade quanto em qualidade. Os líderes da EBD precisam saber onde se encontra a sua população alvo. É necessário saber quem são e onde estão os alunos em potencial a serem matriculadas na Escola Dominical. Onde está a fonte de novos alunos? Lista de novos convertidos, relação de visitantes na escola e nos cultos da igreja, O rol de membros da igreja. O rol de membros é uma fonte quase inesgotável. Faça uma campanha com o lema “Cada crente um aluno”. O número de matriculados na ED deverá ser maior que o número de crentes no rol de membros da igreja. III. ATRAVÉS DO ALISTAMENTO, FORMAÇÃO, E TREINAMENTO DE NOVOS PROFESSORES- Se a EBD vai crescer em organização e providenciar espaço para novas classes, naturalmente precisará de novos professores. Como alistar novos professores? Quais os critérios de escolha? Como identificar um autêntico candidato ao magistério cristão? VOCAÇÃO- É ideal que o professor tenha vocação para o magistério. APTIDÕES NATURAIS- É ideal que o professor seja pré-qualificado para o exercício de suas funções: Saúde e equilíbrio mental, Boa apresentação; Boa voz: firme, agradável, convincente; Linguagem fluente, clara e simples; Confiança e presença de espírito, com perfeito controle emocional; Naturalidade e desembaraço, Imaginação, iniciativa e liderança; Habilidade de criar e manter boas relações humanas com seus alunos. QUALIFICAÇÃO ESPIRITUAL- Em linhas gerais, o professor precisa ser um crente fiel, espiritual e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas, além de ter comprovada capacidade para ensinar. Ser chamado por Deus para o ministério do ensino (Ef 4.11,12). Como identificar os professores genuinamente chamados? Os chamados têm esmero (dedicação): “…se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b). Esmero significa integralidade de tempo no ministério – estar com a mente, o coração e a vida nesse ministério. Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo. Disposição de aprender (humildade)- O homem é um ser educável e nunca acaba de aprender. Aprendemos com os livros; com nossos alunos; aprendemos enquanto ensinamos. Não há melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. Quando o professor não sabe uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe. Liderança positiva- Lealdade à igreja e ao pastor: na assistência aos cultos; na participação no sustento financeiro (dízimos). Ser crente integrado à sua igreja: presença nos cultos e atividades da igreja; manter-se distante dos ventos de doutrinas; eticamente correto. Viver o que ensina. O professor não pode ensinar aquilo que não está disposto a obedecer. IV. ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CRIATIVOS- 1. Exposição oral. 2. Perguntas e respostas. 3. Discussão ou debate. O método de discussão ou debate é aquele em que um assunto ou tópico da lição é colocado para ser discutido entre os membros do grupo. 4. Técnicas de trabalho em grupo (Dinâmica de grupo). CONCLUSÃO- Todo o trabalho da ED deve passar por uma avaliação periódica. Deve-se objetivar o padrão de excelência-Comparando o presente progresso (os resultados) com os alvos e objetivos previstos. A partir daí, você vai descobrir a possibilidade de melhorar e aperfeiçoar. Concordo com o pastor Tuler, mas preciso ressaltar que Você é a peça mais importante desta engrenagem. Você tem participado frequentemente da EBD? Sua participação motiva líderes, professores e outros alunos. Assuma este compromisso e cresça espiritualmente. Aguardo Você na EBD.

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