FÉ E ENTENDIMENTO
FÉ E ENTENDIMENTO
Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. (Lucas 7.9)
Há dois textos que destacam a admiração de Jesus; o primeiro em Marcos 6. 6 que diz: Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar. Jesus ficou admirado com a incredulidade do povo de Nazaré. E o texto em questão, Lucas 7.9. Onde Jesus fica admirado com a fé de um romano. Neste texto Jesus entra em Cafarnaum e logo um centurião romano (comandante de uma centúria de soldados) fica sabendo de sua presença; entendendo que Ele poderia curar seu servo enfermo envia alguns anciãos judeus para falarem com Jesus. Chegando ao Mestre os anciãos destacam a bondade e a dignidade do centurião, pedindo a Jesus que cure seu servo. O texto nos dá a entender que Jesus caminha em direção a casa do centurião quando já estava próximo, ele envia alguns amigos para dizerem ao Mestre que ele não era digno de recebe-lo em sua casa, e que bastava uma ordem de Jesus para que o moço fosse curado. O centurião destaca o princípio de autoridade, reconhecendo a autoridade maior que é Jesus. O texto no versículo 10 nos diz que os que foram enviados, encontraram o servo curado.
Uma história bonita e edificante que traz uma lição maravilhosa. Mesmo sendo romano, o centurião financiou a construção de uma sinagoga, porém o que mais nos chama a atenção, é que o homem, mesmo não sendo um mestre da lei ou um sacerdote, e nem mesmo judeu, reconheceu a autoridade espiritual de Jesus. Ele tinha fé e entendimento. Entendeu o cristianismo, somente ouvindo falar de Jesus, mesmo antes de ouvir sua pregação.
A FÉ E O ENTENDIMENTO QUE LEVAM A BÊNÇÃO:
1-Nos faz ter compaixão do próximo: Aquele centurião poderia ter vários empregados ou escravos; ele não precisava se preocupar com o servo doente. Porém a fé o fez pensar na dor do outro. Tem gente que diz ter fé; mas não tem entendimento para compreender que o cristianismo nos faz enxergar a dor do outro. Precisamos nos mover em direção ao próximo. Isto é cristianismo.
2- A FÉ E O ENTENDIMENTO QUE LEVAM A BÊNÇÃO: Nos mostra que não somos merecedores da Graça. O primeiro ponto do calvinismo indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda, é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos olhos de Deus. Em contrapartida, o ser humano é escravo do pecado, por natureza hostil e rebelde para com Deus, espiritualmente cego para a verdade, incapaz de salvar a si mesmo ou até mesmo de se preparar para a salvação. Só a intervenção direta de Deus pode mudar esta situação. Este centurião parece reconhecer essa verdade e se julga indigno, mesmo os judeus declarando que ele era digno.
Portanto, quem tem fé e entendimento sempre procura uma forma de ajudar o próximo e mesmo assim julga-se indigno diante da santidade e autoridade de Deus em Jesus.
Graça e Paz
Pastor Janoí Mamedes
Comentários