As cinco linguagens do Amor
Mês de Maio, mês da família
Nesta semana estou relendo o livro: As cinco linguagens do Amor de Gary Chapman e gostaria de apresentar um breve resumo sobre a primeira linguagem: Palavras de Afirmação. Mark Twain disse certa vez: “Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses”. Se tomarmos suas palavras ao pé da letra, seis elogios por ano manteriam seu “tanque do amor” em nível operacional. Sua esposa, porém, provavelmente precisará de mais do que isso. Uma forma de se expressar o amor emocional é utilizar palavras que edificam. Salomão, um dos escritores da Bíblia, escreveu: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. Muitos casais nunca aprenderam o tremendo poder de uma afirmação verbal mútua. Mais tarde, Salomão acrescentou: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”. Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São os melhores comunicados em forma de expressão direta e simples, como: “Você ficou tão elegante com esse terno!” “Você está muito bem com esse vestido!” “Ninguém faz essas batatas melhor que você!” “Querido, muito obrigada por ter lavado a louça esta noite!” “Muito obrigada por pagar mais um dia da faxineira esta semana. Quero que saiba que estou realmente grata!” “Muito obrigado por ter feito um jantar tão gostoso!” O que deverá acontecer ao clima emocional do casamento se o marido e a mulher ouvirem essas palavras de afirmação regularmente? Elogio verbal é uma, entre as muitas formas de se expressar palavras de afirmação ao seu cônjuge. Outra maneira: as palavras encorajadoras. O termo encorajar significa “inspirar coragem”. Em determinadas fases da vida todos nós nos sentimos inseguros. Não possuímos a coragem necessária, e esse medo impede-nos de realizarmos certos atos positivos que gostaríamos de concretizar. O potencial latente de seu cônjuge, nestas áreas de instabilidade, talvez espere suas palavras de encorajamento.
O autor ainda destaca que por outro lado existem pessoas que fazem questão de demonstrar a ira, mágoas ou mesmo desapontamento com a vida através de palavras ditas as pessoas mais próximas, principalmente o cônjuge.
Deseja saber mais sobre palavras de afirmação e demais partes do livro? Procure os líderes do ministério da Família, Renan e Fabíola e agende um estudo em seu lar com um casal da Igreja. Então você conhecerá mais quatro partes do livro Como: qualidade de tempo, receber presentes, formas de servir e toque físico. Não esqueça; Suas Palavras podem tornar o dia de seu cônjuge uma bênção. Elogie hoje.
Graça e Paz
Pr Janoí Mamedes
Comentários