Recebereis poder
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até os confins da terra. (Atos 1.8)
O livro de Atos é uma história maravilhosa da Igreja Primitiva. Lucas apresentou uma descrição cheia de detalhes (como aponta o comentário da Bíblia de Genebra).
O livro de Atos é uma ponte entre os Evangelhos e as Epístolas, e mostra como a Igreja se desenvolveu e começou a ganhar o mundo. No texto em destaque Jesus ressalta que seus discípulos não estarão sozinhos, mas terão a companhia do Espírito Santo. Geralmente aprendemos este texto pela metade e só pensamos em receber o E.S. não atentamos para a segunda parte que diz que seremos testemunhas. Portanto o E.S. é concedido para que possamos testemunhar de Jesus como fez a Igreja Primitiva. Com base neste texto fiz uma breve reflexão:
Para ser testemunha precisamos:
1- Receber poder do alto - O E.S. é imprescindível para que a Igreja cumpra o seu “papel”. O crente tem o E.S, sem o Espírito Santo ele não é crente. Deus motiva sua Igreja através do Espírito Santo e isso é uma realidade. Crente, você tem o Espírito Santo!
2- Ser fiel em meio às perseguições - Na 2ª Epístola aos Coríntios 11.23-27, o apóstolo Paulo relata alguns momentos difíceis que passou por causa do Evangelho. Em Marcos 13.9, Jesus prepara seus discípulos para a perseguição que viria: “vos entregarão aos tribunais e as sinagogas; sereis açoitados por minha causa, para lhes servir de testemunho”.
3- Falar com ousadia - Atos 4, retrata Pedro e João diante do Sinédrio descrevendo no versículo 13 que as autoridades admiraram-se da intrepidez com o eles anunciavam a nova fé. O E. Santo coloca a palavra na boca do crente que se entrega. Segundo o texto Pedro e João eram iletrados, mas anunciaram com ousadia a Palavra.
4- Estar preparado para o milagre - Quando nos entregamos à obra sendo instrumento de Deus através do E. S., certamente veremos milagres. A Igreja Primitiva viu o martírio de Estevão (At. 7), a conversão de Saulo (At.9), Pedro livre da prisão (At 12); e muitos outros milagres.
Para ser testemunha, precisamos do E.S., e se temos o E.S. somos testemunha; desta ordem não podemos fugir. Muitos querem desfrutar da Presença do E.S., mas não querem testemunhar. Querem o bônus, sem o ônus.
Sejamos testemunhas (Ap. 12.11).
De seu pastor e amigo
Janoí Mamedes
Comentários