Notícias de Jerusalém, o monte Moriá
Notícias de Jerusalém, o monte Moriá
Apesar de não me identificar com escatologia, nesta semana fui convidado a participar do programa de tv CABEÇA PRA CIMA na emissora Boas Novas. A discussão inicial elaborada pelo pastor, especialista em escatologia, Ednaldo Carvalho “girou” em torno do tema “Jerusalém: O monte do templo, no fim dos tempos”.
Falar sobre Jerusalém sempre é algo especial, e mais especial ainda, o Monte Moriá, o Monte do Templo. No lugar onde deveria ser reerguido o templo, foi construído um edifício Islâmico (O Domo da Rocha) e a Mesquita de Al Aqsa. Portanto este lugar desejado pelos judeus para a reconstrução do Templo, agora está ocupado.
O primeiro templo construído por Salomão foi destruído por Nabucodonozor II; o segundo templo construído por Zorobabel no tempo de Esdras e Neeemias, ampliado por Herodes, foi destruído pelos Romanos no ano 70 d.C.
Em 361, o imperador romano Juliano, ordenou a reconstrução do templo judeu no monte do Templo. Entretanto, a reconstrução foi abandonada por conta de um terremoto ocorrido em 363. Alguns registros antigos mostram que os judeus ainda ofereciam sacrifícios perto do local da Pedra Fundamental. Em 691, um prédio octogonal com uma cúpula foi construída sobre as rochas, chefiada pelo califa Abd al-Malik, ficando o santuário conhecido como a Domo da Rocha (Qubbat as-Sakhra). Sua cúpula em si foi coberta de ouro somente em 1920. Em 715, os omíadas liderados pelo califa al-Walid I, construíram um templo nas proximidades dos Chanuyot, que deram o nome de al-Masjid al-Aqsa, a al-Aqsa ou traduzido "a mais distante mesquita ", correspondente à crença muçulmana de milagrosa jornada noturna como relatado no Alcorão e hadith feita por Maomé. O monte do templo passa então a ser um lugar sagrado também para o muçulmano, pois ali Abraão viveu uma experiência com Ismael, e não Isaque (segundo o Alcorão), e Maomé foi levado ao céu para por um anjo. Qual a ligação de tudo isso com o fim dos tempos? Além da tradição Judaica de que nos últimos tempos o templo do monte será erguido; os cristãos com interpretações sobre as setenta semanas de Daniel (cap.9) e textos de Mateus capítulos 24 e 25 alegam que Jesus confirma a profecia de Daniel “Ele chamou a profanação de “o abominável da desolação” e disse que ela ainda não havia acontecido (Mt 24.15). Algum dia, o Messias, Jesus, voltará para Jerusalém e construirá Seu Templo nesse pedaço de terra (Zc 1.16; Zc 6.12); e, a partir desse Templo do Milênio, Ele governará o mundo (Zc 6.13). Esse templo é descrito em detalhes vívidos e precisos em Ezequiel 40-46. Nada que tenha sido construído até agora se encaixa na descrição de Ezequiel. Nem o Tabernáculo, nem o Primeiro Templo edificado pelo rei Salomão, nem mesmo o Segundo Templo que foi dedicado por Zorobabel e magnificamente restaurado por Herodes o Grande. Sequer a estrutura desenhada na prancha de projetos de hoje será aquele Templo; essa estrutura será o Templo da Tribulação; que deverá estar em funcionamento na metade do período de sete anos que se denomina “tempo de angústia para Jacó” (Jr 30.7).”
Realmente existem mistérios naquele lugar. Porém a maior dificuldade será retirar as construções islâmicas e reerguer o templo. Alguns dizem que será o início da 3ª guerra mundial. A solução encontrada para isso é a construção do templo judeu no espaço livro do Monte, o que já é aceito por parte dos judeus. Se isso ocorrer será uma grande oportunidade para o Anticristo. De fato, há mesmo um site judeu promovendo esta visão da "Montanha de Deus Santo", onde todas as religiões adorariam juntos http://www.godsholymountain.org/English/index.aspx.
Será que o terceiro Templo sairá do papel? Se isso ocorrer será o fim dos tempos? Precisamos conversar um pouco mais. Não dá para ser somente em um programa ou um breve estudo da EBD. Você pode ser pré, pós ou amilenista, de qualquer forma não vai interferir na vontade de Deus. Saiba de uma coisa: ELE VOLTARÁ! E AGORA, PARA JULGAR; ESTEJA PREPARADO! Vamos estudar apocalipse, capítulo por capítulo todas as quartas às 19:30. Se você quer entender um pouco mais sobre este tema leia os seguintes textos: Daniel 9:27; Mateus 24:15-16; 2 Tessalonicenses 2:3-4; Apocalipse 11:1-2.
Comentários