Ageu 1.1-7
Ageu é um profeta da reconstrução, viveu por volta de 520 antes de Cristo. Ageu observava as casas bem acabadas enquanto a Casa de Deus estava em ruínas (v.4). O povo havia saído do cativeiro e só pensava em reconstruir suas próprias casas.
A situação hoje é bem diferente; o templo não tem tanta importância como naquela época e aprendemos no N.T que o templo do E.S é o nosso corpo: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6.19).
Quando o profeta usado por Deus diz para o povo considerar o passado: Ele quer dizer: “Preste atenção considere tudo que Deus fez por nós no passado; mesmo diante de tudo que nossos antepassados fizeram para provocar-lhe a ira, Ele nos deu a oportunidade de retornarmos a nossa terra”.
Tendo em vista esta história bíblica, a história da Igreja e a história da nossa vida, o que pode significar a frase: considerai o vosso passado?
Considerar o passado pode ser:
1- Aprenda com os erros:
O povo do Antigo Testamento viu milagres no deserto, mas mesmo assim se contaminou com a idolatria; Judá passou a adorar outros deuses e o rei Manásseis chegou a promover sacrifício humano.
A Igreja perseguida e fiel nos primeiros séculos da era cristã se contamina tornando-se a Igreja do Império Romano, idólatra e contrária a proclamação da Palavra de Deus.
Você não precisa carregar o peso do passado, mas precisa olhar para ele e mudar o presente. Aprenda com os erros do povo de Israel, da Igreja pós Constantino e com os seus próprios erros.
2- Valorize as oportunidades do presente- O povo de Israel nem sempre aproveitou a oportunidade. Quando Moisés subiu o Sinai para falar com Deus e receber as Tábuas da Lei, o povo aproveitou para adorar o bezerro de ouro. A quanto tempo você conhece a Cristo e entregou seu coração a Ele? Você tem aproveitado a oportunidade para adorá-lo? Você foi chamado para adorar; faça isso hoje.
3- Prepare o futuro- Para continuarmos influenciando a sociedade no futuro, precisamos olhar para o passado. Quando aprendemos com os erros do passado e aproveitamos o presente para acertar, consequentemente estamos plantando boas sementes para colhermos frutos no futuro. Preparando o futuro para nossa família, para a Igreja e para a sociedade.
Como você pensa no futuro da sua família e da Igreja? Comente um pouco sobre isso agora.
Todos nós precisamos preparar nossa vida para nos encontrarmos com Deus. Você pensa nisso?
Pr Janoí Mamedes
Comentários