PRECISAMOS MANTER A FIDELIDADE
Apocalipse 2.12-17
O Apocalipse é um livro maravilhoso que mexe com a nossa cabeça. Quando pensamos neste livro automaticamente visualizamos guerras, o anticristo, as trombetas, anjos e demônios. Falar de Apocalipse dá ibope, cria expectativas. Na verdade o livro de Apocalipse é sobre Jesus e sua Igreja, e nos foi dado para consolar e mostrar que Cristo é o vencedor e vai derrotar o diabo de uma vez por todas; sua leitura nos incentiva à santidade e encorajamento diante do sofrimento. A intenção do livro é mostrar que as coisas não são como parecem ser; apesar da Igreja sofrer perseguições, como era o caso na época de João, o diabo, o anticristo e o falso profeta perecerão; mas a Igreja triunfará. Cristo é sempre apresentado como vencedor e conquistador.
Este livro foi inicialmente endereçado aos crentes que estavam suportando martírio na época do Apóstolo João; porém, podemos perceber que no decorrer do livro ele se apresenta a todos os crentes, não somente os primeiros leitores.
O texto em destaque (Ap. 2.12-17) foi escrito para a Igreja de Pérgamo; a terceira das 7 igrejas. Naqueles tempos, mais de dezenove séculos atrás, esta cidade tinha a segunda maior biblioteca do mundo, perdendo apenas para Alexandria, foi em Pérgamo onde inventaram o pergaminho. O nome pérgamo (em grego Πέργαμος, significa casamento segundo Hernandes Dias Lopes). Pérgamo também era reconhecida como a capital mundial da ciência médica, onde o principal “deus” daquele lugar era o “deus” da medicina chamado Esculápio. Como manter-se fiel numa cidade como aquela; chamada de “trono de satanás”? v.13.- O servo de Deus citado no texto bíblico Antipas, que era pastor em Pérgamo, foi colocado dentro de um boi de bronze e levado ao fogo, mesmo assim não negou a Cristo e por isso foi morto; porém, nem todos eram fieis em Pérgamo. Alguns que se diziam cristãos, sustentavam doutrinas estranhas que incitavam a infidelidade a Deus. O inimigo mudou a estratégia, ou passou a atuar em duas frentes: A perseguição e a sedução. Em uma cidade rodeada de templos a diversos deuses os crentes de Pérgamo sofriam perseguição no tempo de João e mais tarde a sedução das seitas para atraí-los, tentando mostrar que o crente poderia participar de todas as coisas.
Aprendemos com este texto que para receber o Maná do Céu, que é o senhor Jesus, e para receber a pedrinha branca com um novo nome, precisamos manter a fidelidade, mesmo vivendo em uma cidade onde existe o trono de satanás; não podemos negociar nossa fé, precisamos vencer as estratégias do diabo; buscando o arrependimento em Deus. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” v.17.
Como vencemos a estratégia do diabo?
Você conhece alguém que caiu e não teve forças para levantar?
De certa forma também somos responsáveis por nossos irmãos em Cristo?
Graça e Paz; Pr Janoí Mamedes
Comentários