AGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS


Ageu, Zacarias e Malaquias- os três últimos livros do A.T nos levam para uma época depois do exílio (pós-exílicos), quando os judeus foram repatriados: na época de Esdras e Neemias. Ageu- Seu nome significa “festivo”, talvez indicando que o profeta tenha nascido durante uma festividade. Ele transmitiu a Palavra do Senhor em 520 a.C. Quando o primeiro grupo de exilados retornou sob a liderança de Zorobabel em 538, deram início a reconstrução do templo, mas a oposição e a apatia o levaram a interrupção dos trabalhos (Ed 4.4-5). Passou dezesseis anos desde que o imperador Ciro permitiu o retorno dos exilados judeus e então Ageu e Zacarias moti-varam o povo para a conclusão do templo (Ed 5.1-2). O templo foi concluído em 516.C. O comentário da Bíblia de Genebra destaca que as mensagens de Ageu foram proferidas em Agosto e dezembro de 520 a.C. quatro anos antes do término da obra. O segundo templo foi consagrado em 12 de março de 516. O livro de Ageu é o segundo menor do A.T. Seu ministério se baseou na esperança de que Deus renovaria as promessas da Sua aliança com Israel quando o trouxe de volta do cativeiro da Babilônia. A reconstrução do Templo foi parte importante dessa renovação. Zacarias- Seu nome quer dizer “O Senhor lembra”. É identificado como filho de Baraquias e neto de Ido. Evidências cronológicas e genealógicas sugerem que Ido é o sacerdote que retornou do exílio sob a liderança de Zorobabel e Jesua (Ne 12.4,16). Isso implicaria que Zacarias também era sacerdote, e explica seu interesse por questões sacerdotais (Zc 3.1-5; 4.1-6, 11-14; 6.9-15; 8.18,19; 14.16-21). Ao exemplo de Ageu ele teve uma tarefa importante na reconstrução do tem-plo. Como Daniel e Ezequiel era um visionário. Seu livro condensa sabedoria de muitos profetas anteriores, ao mesmo tempo em que focaliza os eventos do futuro distante. Há um aparente contraste entre as partes nos capítulos de 1 ao 8 e 9 ao 14 e a maioria dos estudiosos acredita que a segunda parte é obra de um autor posterior. Essa tese se baseia na diferença de conteúdo e linguagem, o estilo apocalíptico sem as visões que marcam a primeira parte, e inda o fato de na segunda parte o nome do profeta não é mencionado. No entanto em ambas as partes aparecem os mesmos temas básicos: Juízo e salvação para Judá e as nações; a reconstrução do templo como sinal da presença de Deus; e os líderes da nação em sua relação com Deus. As visões de Zacarias (1.7). A Bíblia de Genebra apresenta as seguintes explicações para as oito visões. VISÃO SIGNIFICADO O homem e os cavalos entre as murteiras (1.8) O Senhor será novamente misericordioso para com Jerusalém (1.14-16-17) Quatro chifres, quatro ferreiros (1.18-20) Aqueles que dispersaram Judá serão expulsos (1.21) O homem com uma corda de medir (2.1) Deus será uma barreira de fogo protetora ao redor de Jerusalém (2.3-5) A purificação de Josué (3.4) O Renovo, o Servo, vem para salvar (3.-9) O candelabro de ouro e duas oliveiras (4.2,3) Pelo seu Espírito o Senhor autoriza Israel (4.6) O rolo voante (5.1) A desonestidade é amaldiçoada (5.3) A mulher no efa (5.6-7) A fraqueza será extirpada (5.8-9) Quatro carros (6.1) Os ventos do céu realizam o julgamento de toda a terra (6.5,7) Malaquias- Seu nome significa “Meu mensageiro”. Pode ter sido o verdadeiro nome do profeta, ou um pseudônimo. O livro situa-se entre 460 e 430 a.C, um pouco antes de Neemias se tornar governador de Jerusalém. Passaram-se 80 anos desde que Ageu e Zacarias incentivaram o povo a reconstruir o Templo. Era um período difícil, o povo estava na pobreza, explorado pelas potên-cias estrangeiras. Problemas apresentados por Esdras e Neemias também são encontrados em Malaquias. Os três falaram contra o casamento com mulheres estrangeiras (2.11-15; Ne 13.23-27) Condenaram a negligência do dízimo (3.8-10; Ne 13.10-14). Reprovaram as más ações dos sacerdotes degenerados (1.6 a 2.9; Ne 13.7-8) e criticaram os pecados sociais (3.5; Ne5.1-13). Malaquias chama o povo para temer a Deus e engrandece-Lo entre todos os povos. O ser humano precisa levar Deus a sério: 1) Crer no amor de Deus (1.1-5); 2) respeitar o culto a Deus, não profaná-lo(1.6-2.9); 3) ser fiel nos contratos, especialmente no casamento (2.10-17); 4) crer na justiça de Deus (2.17-3.5); 5) Ter um comportamento liberal nas ofertas e dízimos (3.6-12); Honrar a Deus, obedecê-Lo e por nEle toda a expectativa (3.13-4.6) Bom estudo

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