VISÃO + VISÃO = DIVISÃO
Para que os alvos traçados pela Igreja sejam alcançados, a liderança precisa ter “visão”, precisa enxergar espiritualmente; sonhar, projetar e organizar.
Quando a Igreja traça um objetivo, e este tem base bíblica, só uma coisa pode atrapalhar o resultado positivo: A visão dúbia. Uma visão fora da visão da liderança.
Com respeito à visão, torna-se necessário esclarecer alguns pontos à Igreja.
1- A Igreja precisa reconhecer que o pastor, como líder da comunidade, recebe a visão de Deus para conduzir o rebanho - O primeiro passo é reconhecer a liderança pastoral. Deus põe no coração do líder o caminho a ser traçado; e no caso de nossa Igreja essa visão é confirmada através da reunião ou o consentimento do Conselho (Pastor e Presbíteros em uma reunião que envolve oração e discussão a respeito do assunto com base na Palavra de Deus)
2- O líder tem a visão de Deus mas não pode fazer tudo sozinho (Ex.18:13-27)- O líder necessita de um núcleo de trabalhadores para desenvolver a visão e organizar o trabalho. Todos os membros devem compreender, assumir compromissos e participar do desenvolvimento do trabalho. Quem aceitou cargos na Igreja, é tão responsável quanto o pastor e os presbíteros no desenvolvimento de seus liderados.
3- Os liderados devem usar suas habilidades, mas não fugir da visão, para não causar divisão. Isso não quer dizer que o membro não possa discordar da forma com o agir ou aplicar algo, porém deve seguir na mesma direção. Não pode haver “choque de visão”. Quando isso ocorrer deve prevalecer a visão do líder.
Continua na próxima página…
…continuação
Um dos grandes problemas na IP Tingui é que o “peso” sempre cai sobre o líder ou alguém que se dispõe a exercer alguma atividade. Como igreja não aprendemos ainda a trabalhar em conjunto; precisamos tirar como exemplo o encontros de casais.
As sociedades existem para integração de todos e não para divisão. Nos eventos da Igreja devem participar todas as sociedades. Todos devem se empenhar para que o trabalho seja excelente. Nossos encontros semanais são: Segunda: Culto nos lares, Terça; oração pela manhã; Quarta Oração e estudo da Palavra com início às 19 horas e Domingo; Manhã e Noite. Onde você estava quarta e domingo?
Para nos enquadrarmos na visão de Deus e contribuirmos para esta grande obra que é a Igreja Presbiteriana de Tingui, precisamos trabalhar juntos seguindo uma visão e este ano nos propusemos a trabalhar unidade com o tema uma Igreja acolhedora. Como trabalhar unidade se você não aparece nas principais atividades da Igreja?
Espero você!
Rev. Janoí Mamedes
Comentários