No tempo de Elias
No tempo de Elias<
Elias aparece repentinamente a partir do capítulo 17 do primeiro livro de Reis. Profetizou no reino do Norte (Israel) especialmente no reinado de Acabe. Neste período Israel estava entregue à idolatria; o culto a Baal era oficial e existiam profetas e sacerdotes financiados pelo palácio; havia também culto à Aserá (deusa consorte de Baaal, também chamada de poste-ídolo). O rei Acabe era casado com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro e Sidom, e promovia esta idolatria com o consentimento do marido. Além da idolatria este reinado foi caracterizado pela injustiça e perseguição. Injustiça registrada no capítulo 21 quando Nabote se recusa a vender uma propriedade para o rei e acaba sendo acusado injustamente e levado a morte para que seus bens fossem entre ao palácio; tudo isso “arquitetado” por Jezabel.
Elias viveu experiências sem igual, foi alimentado por corvos, por anjos, presenciou a multiplicação de farinha e azeite, foi usado por Deus para ressuscitar um menino, viu fogo cair do céu e consumir o holocausto, orou para que chovesse e Deus atendeu, ouviu a voz de Deus várias vezes, e por fim foi arrebatado num redemoinho sem passar pela morte.
Interessante notar que em um período de grande idolatria percebemos também a manifestação aparente de Deus. Deus mostra a Elias e aos demais, que é Senhor de tudo, contrariando a ideia de que Baal era o deus das chuvas e das plantações.
Deus nunca abandona o seu povo, mesmo que a idolatria aparentemente esteja no controle, Ele atua demonstrando o Seu poder.
Faça como Elias, mesmo diante da perseguição, não se entregue à idolatria, e verás os milagres de Deus.
Graça e Paz
Pr Janoí Mamedes
Comentários