SAUL O FRACASSO DO SUCESSO, DAVI O SUCESSO DO FRACASSO
SAUL, O FRACASSO DO SUCESSO
DAVI, O SUCESSO DO FRACASSO
“Havia um homem em Benjamim cujo o nome era quis, ... homem de bens...Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele(...)” (I Samuel 9.1-2)
Saul começou muito bem. Com o extravio das jumentas de seu pai, Deus leva Saul a Samuel e diz: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo. Sa-muel convida Saul para participar de um ban-quete e mais tarde o unge rei de Israel. Saindo dali Saul passa por experiências maravilhosas: Recebe pão de desconhecidos e a presença do Espírito de Deus o faz profetizar em Gibeá (10.10-12). Saul é escolhido rei, vence os amonitas e então é proclamado pelo povo. A partir do capítulo 13 começa a sua derrocada. Foi impaciente e ofereceu sacrifício sem a presença de Samuel. Depois de sua rejeição defi-nitiva em 1º Samuel 15, Saul não era mais o rei legítimo aos olhos de Deus (embora ainda permanecesse no trono por alguns anos). O Senhor voltou sua atenção para outro per-sonagem, Davi.
Do capítulo 16 ao 31 percebemos um Saul totalmente descontrolado emocional e psicologi-camente. Chegando ao ponto de consultar uma médium para tentar falar com Samuel que já havia falecido. Depois de falhar em diversas tentativas para matar Davi, Saul finalmente tirou sua própria vida. Que final triste de um começo feliz.
Precisamos estar voltados para Deus em todo o tempo, não podemos negociar a nossa fé, nem tentar passar a frente de Deus para obtermos sucesso.
De seu pastor Janoí Mamedes
Comentários