Dia internacional de Ações de Graças
Após a chegada do Mayflower na América do Norte em 11 de Dezembro de 1620. Seu primeiro inverno foi devastador. No início do outono seguinte, tinham perdido 46 pessoas das 102 que ali chegaram. Mas a colheita de 1621 foi magnífica. E os restantes colonos decidiram celebrar com uma festa - incluindo os 91 índios que os tinham ajudado a sobreviver neste primeiro ano. A festa foi um festival de "agradecimento" e durou três dias.
Esta festa de "ação de graças" não foi repetida no ano seguinte. Mas, em 1623, durante uma grave seca, os peregrinos se reuniram em oração, pedindo por chuvas. Quando uma longa e constante chuva chegou logo no dia seguinte, o governador William Bradford proclamou ali um dia de Ação de Graças, novamente convidando seus amigos índios para a celebração
Foi preciso esperar até junho de 1676 para que outro Dia de Ação de Graças fosse proclamado. Em 20 de junho de 1676, o Conselho de Governadores de Charlestown, Massachusetts, teve uma reunião para determinar a melhor forma de expressar os agradecimentos pela boa fortuna já que tinham visto sua comunidade solidamente estabelecida. Por votação unânime ficou estabelecido proclamar 29 de Junho como um Dia de Ação de Graças.
Outubro de 1777 marcou a primeira vez que todas as 13 colônias americanas se uniram para celebrar esta festa.
George Washington proclamou um Dia Nacional de Ação de Graças em 1789, embora alguns se opusessem a ele. Houve discordância entre as colônias, sentindo que muitas das dificuldades de alguns irmãos peregrinos não justificava um feriado nacional.
Foi Sarah Josepha Hale, uma editora de revista, cujos esforços acabaram por levar ao que nós hoje reconhecemos como o Dia de Ação de Graças. Hale escreveu muitos editoriais para defender sua causa no Boston Ladies' Magazine e mais tarde, em Godey's Lady's Book. Finalmente, após uma campanha de 40 anos escrevendo editoriais e cartas aos governadores e presidentes, a obsessão Hale tornou-se realidade quando, em 1863, o Presidente Lincoln proclamou a última quinta-feira de Novembro como um dia nacional de Ação de Graças. A data foi mudada algumas vezes, mais recentemente por Franklin Roosevelt. E em 1941, o Dia de Ação de Graças foi finalmente sancionado pelo Congresso como um feriado, como a quarta quinta-feira de Novembro.
Fonte http://historiacongregacional.blogspot.com/2008/12/os-congregacionais-e-o-dia-de-ao-e.html
DIA INTERNACIONAL DE AÇÕES DE GRAÇAS
A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!
Sugestão para comemorar o Dia Nacional de Ação de Graças
Culto em Ação de Graças
Agradecidos, te adoramos
* Leitura Bíblica alternada - Salmo 19
* Hino "Um Hino ao Senhor" - nº 27 do Hinário Novo Cântico
* Oração em conjunto
"Senhor, a ti pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
Graças te rendemos porque somos parte de tua criação maravilhosa.
Senhor, tu nos fizeste e nos amas. Tu és a nossa rocha e a nossa fortaleza.
Recebe, Senhor, toda a nossa gratidão"!
Agradecemos pela vida
* Litania
Dirigente - "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".
Congregação - Disse Jesus:"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".
Dirigente - Nós te agradecemos, ó Senhor, pelas vitórias que nos dás por intermédio de Cristo Jesus.
Congregação - Nós te agradecemos pelas alegrias que nos tens proporcionado, porque na tua destra há delícias perpetuamente.
Dirigente - Agradecemos-te pela oportunidade que nos dás de usarmos nossa vida cooperando na expansão do teu reino aqui na terra.
Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque a tua misericórdia dura para sempre.
* Hino "Ações de Graças" - nº 61 do Hinário Novo Cântico
* Oração de gratidão pelo dom da vida
Agradecemos pela família
* Litania
Dirigente - Graças te damos, Senhor, pelo cuidado que tens para com nossos lares, ajudando-nos em todas as necessidades.
Congregação - Rendemos-te graças pelo fortalecimento espiritual que as famílias cristãs recebem de ti.
Dirigente - Agrademos pela dignidade que conferiste à mulher, coroando com diadema santo a esposa e a mãe cristã.
Congregação - Damos-te graças pelo pai cristão, que busca orientação em tua Palavra e confia somente em teu amor e em tua sabedoria. Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque a tua misericórdia dura para sempre.
* Hino "Gratidão" - nº 62 do Hinário Novo Cântico
* Oração de gratidão pela família
Agradecemos pela igreja
* Litania
Dirigente - A Igreja é uma árvore frondosa, onde as almas sedentas encontram a água viva e o pão da vida.
Congregação - "Bem-aventurados os que habitam em tua casa, Senhor; louvam-te perpetuamente."
Dirigente - "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."
Congregação - Agradecemos-te, porque na tua Igreja podemos juntos te cultuar, aprender da tua Palavra e conviver com nossos irmãos, usufruindo as bênçãos da comunhão dos santos. Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque tua misericórdia dura para sempre.
* Hino "Grata Memória" - nº 64 do Hinário Novo Cântico
* Oração - Ação de graças pela Igreja
Agradecemos pela pátria
* Litania
Dirigente - Rendemos-te graças, Senhor, pela pátria que nos deste, com tudo o que nela existe de esplendor e de beleza. Agradecemos as bênçãos que tens derramado sobre o nosso Brasil.
Congregação - Agradecemos-te pela liberdade que temos de ler e pregar a tua Palavra em nosso país.
Dirigente - Louvamos-te porque nos despertas e capacitas para sermos tuas testemunhas, disseminando em nossa pátria a mensagem salvadora de Jesus.
Congregação - Que no Brasil reine a justiça, a união e a paz verdadeira, que só Cristo pode dar, pois só é feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Todos - Rendemos-te graças, porque a tua misericórdia dura para sempre.
* Hino "Oração pela Pátria" - nº 378 do Hinário Novo Cântico
* Oração por nossa Pátria
Agradecemos, ouvimos tua Palavra
* MENSAGEM (Pastor) - "Em tudo dai graças" (1Ts 5.18)
* Hino "As Muitas Bênçãos" - nº 63 do Hinário Novo Cântico
* Oração final e bênção pastoral
fonte; www.saf.org.br/sugestao_programas/dia_acaogracas.php3
Comentários