A TEOLOGIA REFORMADA (continuação...)
A TEOLOGIA REFORMADA (continuação...)
É CENTRADA EM DEUS
A teologia Reformada é antes de tudo teocêntrica em vez de antropocêntrica. Isto é centrada em Deus em vez de centrada no homem. Este caráter centrado em Deus não desmerece em nada o valor dos seres humanos. Ao contrário, estabelece o valor deles, o valoriza por ser imagem de Deus. Não despreza o ser humano por denunciar o pecado, pecado este quem ofende a Deus e viola o ser humano.
Nenhum cristão se declara contrário a soberania de Deus. Soberania é um atributo Divino e confessado universalmente pelo cristianismo histórico. Porém, quando apresentamos a doutrina da soberania de Deus, ouvimos: “A soberania de Deus é limitada pela liberdade humana”. Quando nossa liberdade esbarra na soberania de Deus, precisamos ceder. Dizer que a soberania de Deus é limitada pela liberdade do homem, é fazer o homem soberano.
BASEADA SOMENTE NA BÍBLIA
“A não ser que eu seja convencido pela Escritura Sagrada ou por razão evidente, não me retratarei. Minha consciência é cativa pela Palavra de Deus e agir contra a consciência não é direito nem seguro” Essas palavras foram pronunciadas por Martinho Lutero na Dieta de Worms. Ele estava sendo julgado, tanto pela igreja como pelo Estado, acusado de heresia séria. Quando recebeu a ordem de se retratar, a voltar atrás em sua doutrina da justificação pela fé; ele insistiu que sua doutrina era baseada na Bíblia.
Na doutrina Reformada chamamos de princípio de Sola Scriptura, somente pela Escritura. Só a Bíblia tem autoridade de obrigar as consciências dos crentes. Os protestantes reconhecem outras formas de autoridade, como cargos na Igreja, magistrados civis, credos e Confissões eclesiásticas. Porém, nenhuma dessas autoridades são absolutas, porque são passíveis de erros. Somente Deus é infalível. A Bíblia é verbum Dei (a Palavra de Deus), ou a Vox Dei ( a voz de Deus)
Comentários