CARTA AOS ROMANOS 12:1-3

CARTA AOS ROMANOS – Apesar de desenvolvermos nosso curso de tal forma que os livros estudados sejam apresentados destacando apenas os principais pontos como (autor, assunto, forma, etc..), em Romanos, teremos que examinar um pouco melhor o livro estudando os principais temas apresentados nos textos: 1- o dever do cristão como membro da Igreja (12:1-21); 2- O dever do cristão como membro do Estado (13;1-7); 3- O dever do cristão para com os irmãos mais fracos (14:1-15:13).
1- O dever do cristão como membro da Igreja.(12:1-21)- No texto em destaque, Paulo orienta o crente quanto a vida que deve levar, como membro da igreja: A consagração, se distanciando das “coisas do mundo”.O serviço: O prazer em colocar em prática seus dons a serviço do Reino de Deus. O amor para com os irmãos: Compartilhando as necessidades dos irmãos e praticando a hospitalidade.

a) A CONSAGRAÇÃO- (12:1-3) ..e não vos conformeis...(conformar, ter a mesma forma) Não devemos ter a mesma forma, ou seja, se existe uma fôrma para se enquadrar, não devemos tomar esta fôrma do mundo, e sim de Deus. Qual o modelo que devemos seguir?
O Apóstolo destaca em I Corintios 11.1 que devemos imitá-lo, assim como ele a Cristo.
Abaixo destaco o texto do pastor presbiteriano Milton Jr, do site www. mentecativa.blogspot.com.
O apóstolo podia cobrar esse modo de vida daqueles irmãos porque já havia explicado que eles foram escolhidos por Deus para ter outra forma. No capítulo 8.29 ele afirma: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. “Conformar” aqui tem o sentido de “ter a mesma forma que outro”, “similar”. Os crentes foram chamados a ter a mesma forma do seu Senhor. Santificação é isso, ser cada dia mais parecido com o Salvador Jesus Cristo. Ele é o modelo, por isso, quando Paulo exortou os irmãos a imitá-lo, o fez porque ele também imitava a Jesus Cristo (1Co 11.1). Aos efésios ele também ordenou: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.”
Infelizmente temos visto que, em vez disso, a igreja tem se conformado cada vez mais ao mundo. É comum ouvir expressões como “todo mundo faz” ou “isso é normal hoje em dia” para justificar muitos dos comportamentos mundanos dos crentes. Podemos perceber ainda mais: muitos cristãos, mesmo não seguindo o padrão secular, não vêem problema naqueles que seguem, igualando-se aos ímpios que, como afirma Paulo, mesmo “conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem” (Rm 1.32).
Devemos procurar viver a cada dia em santidade de vida. Para isso, precisamos conhecer a sã doutrina e colocá-la em prática cumprindo assim o chamado para sermos conformes a imagem do Filho. Agindo dessa maneira não seremos como aqueles que professam conhecer a Deus, mas que o negam por suas obras (cf. Tt 1.16). O que tem moldado você? O Senhor ou o presente século?
Alguns homens importantes para a história da igreja, se destacaram por um comportamento distante de sua época e perto da vontade de Deus. Dentre estes homens destaco John Wesley.
John Wesley viveu na Inglaterra do século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial, onde crescia muito o número de desempregados. A Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes, políticos corruptos, vícios e violência generalizada. O cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7