Ira: senhor ou servo?

QUALIDADE DE VIDA EMOCIONAL
Ira: Senhor ou servo?
Nosso estudo de hoje está baseado no livro do Dr° Richard D. Dobbins, Seu Poder Espiritual e Emocional, editora Vida.

Como resultado da queda, a ira tornou-se um dos piores inimigos do homem. Descontrolada ou mal dirigida, ela pode complicar ou até destruir a vida do indivíduo. A ira é um mau senhor. Todavia podemos refreá-la transformando num servo produtivo.
Leiamos os seguintes textos da Palavra de Deus: Salmo 7:11 e Marcos 3:1-6.
A ira é uma emoção normal- No livro citado acima, Richard oferece uma fórmula com alguns passos para lidar com a ira.
1- Aceite a ira como um fato de sua vida- Como o resfriado comum, a ira é uma experiência recorrente. Podemos não gostar dela, mas não podemos ignorá-la e continuar saudável. Ela é a segunda emoção que aprendemos a experimentar; só o medo a precede.
Naturalmente, quando as expressões de ira são indisciplinadas e destrutivas, é saudável sentir-nos culpados. Muitos de nós nos preocupamos com os perigosos efeitos secundários que a ira indisciplinada pode causar. Este foi o problema que Paulo ventilou ao escrever à Igreja de Éfeso: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. (Ef 4. 26)
Os cristãos que acham que a ira não condiz com a sua fé, devem negá-la ou confessá-la como pecado. Infelizmente é muito mais fácil negá-la. É mais fácil admitir estarem terrivelmente transtornados, nervosos, frustrados, irritados, desapontados ou até furiosos a admitir que estejam irados. Você pode imaginar como deve ser ridículo observar dois crentes que pensam assim, envolvidos numa discussão acalorada? À medida que o conflito aumenta, as vozes se levantam os músculos se salientam. E o irmão mais “espiritual” diz em tom condenatório:
__Ora irmão, você está irado.
Ao que o outro irmão responde com voz forçada:
__ Não estou irado!!!!
É claro que a pessoa que estiver observando este confronto perceberá que ambos estavam extremamente indignados. Contudo a admissão deste fato os deixaria com a sensação de que não eram bons cristãos.
Você pode imaginar os apóstolos discutindo e debatendo as diferenças entre Judeus e gentios? Atos 15:7.

Ira é uma energia inexprimida- A Psicologia diz que isto é justamente o que ela é. Quando a mente interpreta alguma situação como ameaçadora, inicia-se uma reação bioquímica que resulta na criação de quantias incomumente grandes de energia para usarmos no combate à ameaça percebida. A emoção de ira transforma-se, dessa maneira, em energia física.O indivíduo é responsável por determinar o que fará com a energia que sua ira criou.
Se a pessoa não admite que está irada, terá grande dificuldade para aprender meios saudáveis de descarregar a energia que sua ira criou. Portanto o primeiro passo é aceitar a ira como um fato da vida. Temos que admitir que temos o direito de ficar irado sem sofrermos culpa ou vergonha enquanto aprendemos a expressá-la convenientemente. (diga a Deus a ira que sente).



2- Conscientize-se de sua ira – A ira não admitida é muito perigosa. Se insistimos em negar a raiva, é provável que nos expressemos por comportamentos que prejudiquem nossas relações com pessoas que amamos.
Realize um safári pessoal – Se a pessoa pretende conscientizar-se da ira em sua vida, terá de sair a procura. Você deve procurar pontos em sua vida onde acha que possa estar inconscientemente ocultando a ira. Observe as palavras que tem usado como: “Estou farto”, “saí perdendo”, “estou cheio e cansado disso”, “isso me consome”, “não posso engolir isso”, “isso me deixa doente”, “estou desgostoso”, “não estou nem aí”. Eis uma frase que realmente disfarça a ira: “Estou magoado”.....
Não esconda de si mesmo a sua ira –
Procure a ira nos episódios de depressão- A depressão é outro esconderijo da ira. Na maioria dos casos a depressão se agrava pela ira que a pessoa inconscientemente internou como forma de ódio temporário de si mesma. Todavia as pessoas deprimidas raramente admitem estar iradas. Deve ser muito doloroso estar indignado consigo mesmo.
Onde você percebe sua ira? Uma vez que a ira nos afeta fisiologicamente, é preciso que aprendamos a identificar suas manifestações no organismo. Em que parte do corpo você se conscientiza primeiro que está irado? Sinto os músculos do pescoço enrijecerem. Meus ombros ficam tensos. O tom de minha voz torna-se agudo. Algumas pessoas percebem primeiro na área cardiovascular. Outras sentem dor nas cadeiras. Algumas experimentam a ira nos intestinos. Outras ainda tem dificuldades para respirar. Que acontece com seu organismo quando está com raiva?

3- Controle sua ira – O homem mais amadurecido é o que vive mais em contato com seus sentimentos e sobre eles exerce o melhor controle. Mediante a aceitação e detecção da ira a pessoa pode prever o que lhe será necessário para impor seus controles de modo a não ficar em maus lençóis por causa de uma exibição indisciplinada de ira. (Mt 5.22)
Evite fechar-se em silêncio.... O corpo não foi preparado para acumular grandes somas de ira inexprimida durante grandes períodos. É preciso liberar a energia criada pela ira, conflito, tensão e pressão da vida diária. Se possível antes de terminar o dia. Mas cedo ou mais tarde encontrará expressões sintomáticas nos órgãos mais fracos de seus sistemas orgânicos. Por isso faça algo para liberar esta energia.
Evite explodir......
Aplique controles....
Oriente sua ira....
É mais fácil ensinar as crianças pequenas a orientarem suas irar que os adultos. Se você tem filhos pequenos, ensinem algo que devem fazer quando estiverem com raiva. Não os force a guardar, e sim liberar com brinquedos ou atividades proveitosas.
Jesus orientou sua energia gerada pela ira, para lutar contra a religião legalista da época, e fazer a vontade do Pai. Os reformadores certamente fizeram da ira um amigo me usaram em defesa de suas causas a energia por ela gerada. Martinho Lutero disse: “prego melhor quando estou indignado”....
E você, o que tem feito para orientar esta energia criada por sua ira....
Use para fazer coisas proveitosas....
Mostre que você é capaz....
No amor de Cristo Jesus;

Rev. Janoí Mamedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7