Proteja sua memória..

IGREJA PRESBITERIANA DO CABRAL
ESTUDO – QUALIDADE DE VIDA EMOCIONAL
Baseado em textos de Augusto Cury
Pastor: Janoí Mamedes

Leitura Bíblica: Gênesis 26:14-25- O servo de Deus Como cavador de poços
Numa sociedade de entulhadores, o servo de Deus deve seguir o exemplo de Jesus, e cavar poços. Ter boas palavras, plantar coisas boas, proteger a memória.
Trabalhar os papéis da Memória é:
1- Descobrir os fenômenos básicos da caixa de segredos da personalidade: o processo de registro, arquivamento e utilização da memória.
2- Compreender a formação dos traumas e das zonas de conflitos inconscientes na memória.
3- Compreender o papel da emoção no processo de construção de cadeias de pensamentos.
4- Usar ferramentas para proteger a memória e filtrar os estímulos estressantes.
5- Não entulhar a memória com “lixo” psíquico e social.

O registro da memória é involuntário
Nos computadores os registros dependem de um comando do usuário. No ser humano o registro é involuntário, realizado pelo fenômeno RAM (Registro Automático da Memória). Cada idéia, pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança é registrado em sua memória e fará parte da colcha de retalhos da sua história existencial, do filme de sua vida. Diariamente você planta flores e acumula lixo nos solos de sua memória. Você tem plantado flores no secreto de seu ser ou acumulado entulhos?
Infelizmente, por desconhecermos os papéis da memória, não sabemos trabalhar o mais complexo solo da nossa personalidade. Tornamo-nos péssimos agricultores da nossa mente.
Quanto mais tentarmos rejeitar uma pessoa que nos perturbou, uma perda, uma rejeição social, mais ela será registrada, será lida e construirá milhares de pensamentos.
A melhor maneira de filtrar os estímulos estressantes não é tendo raiva, ódio, rejeitando-os ou reclamando deles, mas:
1- Entendendo-os
2- Criticando-os
3- enxergando-os multifocalmente, ou seja, por outros ângulos
4- Usando-os como oportunidade para crescer
5- determinando não ser escravo deles.
A emoção determina a qualidade do registro- Quanto maior o volume emocional, mais privilegiado será o registro e mais chance terá de ser lido.
Se você não proteger a memória não terá qualidade de vida
A memória não pode ser deletada. Mas existe duas maneiras de tentar resolver o problema para se ver livre de nossos conflitos, traumas, transtornos psíquicos:
1- Reeditar o filme do inconsciente – Técnica DCD (Duvidar, Criticar, Determinar)
2- Construir janelas paralelas às janelas doentias da memória.
O exemplo de Jesus é fabuloso, Ele não foi contaminado por palavras de insulto, e ainda conseguiu mesmo nos momentos de sofrimento e dor, plantar coisas boas na mente das pessoas. Jesus foi o maior cavador de poços que já existiu
Exercícios- 1- faça um relatório registrando se você filtra os estímulos estressantes, se protege sua memória ou permite que pequenas coisas lhe causem perturbações, angustias, ansiedades. 2-Não seja passivo diante das idéias e reações emocionais que o perturbam. Enfrente e repense sua ansiedade, preocupação social excessiva, excesso de atividades, imagens mentais e pensamentos doentios.

Janoí Mamedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7