QUALIDADE DE VIDA EMOCIONAL
A QUALIDADE DE VIDA EMOCIONAL
Primeiramente gostaria de destacar porque tenho utilizado estes temas ligados à psicologia. Vejo a Igreja como um grande hospital, e para seguir os passos de Jesus, precisa responder aos anseios daqueles que nos procuram e especialmente os que já fazem parte dela. Como pastor tenho observado que muitas pessoas estão precisando de ajuda, e não “tocam” no assunto por achar que este tema não tem “nada haver” com a função da Igreja.
Reconheço que os assuntos tratados são sérios e complicados, mas também entendo que para a cura, alem da Graça e Deus o “doente” precisa tomar decisões, encontrar o remédio dentro de si. Gostaria que você observasse os pontos abaixo e percebesse para onde o mundo caminha:
1- A tristeza e a angustia estão aumentando - A indústria do lazer está se expandindo. Nunca tivemos uma fonte de estímulos para exercitar a energia emocional como na atualidade. A indústria da moda, os parques temáticos, os jogos esportivos, a internet, a televisão, os estilos musicais e a literatura explodiram nas últimas décadas. Com tudo isso esperávamos que nossa geração fosse a que vivesse o mais intenso oásis de prazer e tranqüilidade. Nos enganamos, jamais fomos tão tristes e inseguros.
2- A solidão está se expandindo. No começo do século XX a população mundial era um pouco mais de um bilhão de pessoas. Hoje, só a China e a Índia tem, cada uma, mais de um bilhão de habitantes. Por vivermos tão próximo fisicamente pensamos que a solidão seria estancada. Mas nos enganamos novamente, a solidão nos contaminou. As pessoas estão sós nos elevadores, no ambiente de trabalho, nas ruas, nas praças esportivas. Estão sós no meio da multidão.
3- O diálogo está morrendo. Muitos só sabem falar de si mesmos quando estão diante de um psiquiatra ou psicólogo. Pais e filhos, não cruzam histórias, raramente trocam experiências de vida. A família moderna está se tornando um grupo de estranhos, todos vivem ilhados em seu próprio mundo.
4- A qualidade de vida está se deteriorando. Apesar dos avanços da medicina, da psicologia, da psiquiatria, o normal tem sido ser ansioso e estressado e o anormal tem sido ser tranqüilo e relaxado.
Ter qualidade de vida não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ter qualidade de vida é saber valorizar tanto o sorriso quanto a tristeza. É ter humildade no sucesso e aprender lições nos fracassos. É agradecer os aplausos, mas saber que nas coisas simples e anônimas se escondem os melhores tesouros da emoção. Ter qualidade de vida é ter consciência de que cada ser humano é um mundo a ser conhecido e uma história a ser explorada. Todas as pessoas têm riquezas escondidas dentro de si, mesmo as mais difíceis e complicadas, mesmo os que erram e fracassam continuamente. Garimpe ouro nos solos de quem você ama. Garimpe ouro dentro do seu próprio ser. Poucos sabem garimpa-los, por isso, poucos vêem dias felizes. Ter qualidade vida é não ter medo dos próprios sentimentos. É ter maturidade para falar: “Eu errei”. Ter coragem para dizer: “Perdoe-me”É ter coragem para ouvir um “não”. Ter segurança para ouvir uma crítica. É fazer novos amigos, mas nunca deixar os antigos para trás.
Ter qualidade de vida é beijar os filhos prolongadamente, abraçar os pais afetivamente e olhar nos olhos de quem é especial para você e dizer com vibração: Eu te amo, eu preciso de você.
É ser amigo de Deus e agradecer-lhe a cada manhã pelo milagre da vida... É saber que vale a pena vivê-la, apesar de todos os desafios, crises e dificuldades. Pois ter qualidade de vida é saber usar ferramentas para extrais ganhos nas perdas, força no perdão, experiências nos vales do medo, alegria na terra da dor.
Jesus um modelo sem igual
Todo projeto precisa de um modelo. Antes de ser construído, um edifício precisa ser desenhado, arquitetado, e, se possível, retratado numa maquete. Augusto Cury destaca que o mundo psicológico, mesmo sendo livre e flexível, também precisa de modelos. Utilizamos os modelos nos processo de formação de nossa personalidade. Nossos pais, professores e pessoas que admiramos tornaram-se uma fonte de estímulos que foi registrada nos solos da nossa memória.
Você já reparou que reproduzimos as características de nossos pais que mais rejeitamos? Elas nos feri, discordamos delas, mas as repetimos, ainda que com variações. Por quê?
Porque elas foram arquivadas inconscientemente ao longo dos anos, teceram o mundo que somos. Felizes dos filhos que tem pais tranqüilos e serenos em quem se espelhar! Felizes dos alunos que tem professores sábios e criativos em quem se espelhar! Mas não existem pais e professores perfeitos.
A vida é um eterno aprendizado. Sempre precisamos aprender com os outros, observar pessoas com histórias ricas, para escrevermos nossa própria história.
Não existe um modelo melhor que Jesus, por isso em diversos momentos usaremos as ilustrações de sua vida como homem. Não pretendo me aprofundar teologicamente, mais trazer para o dia-a-dia reflexões dos momentos difíceis que Jesus viveu e como nos ensinou princípios para transformarmos nossa vida.
“Viveu o topo da saúde intelectual, emocional e social num ambiente que tinha todos os motivos para ser uma pessoa deprimida e ansiosa. Viveu o ápice da tolerância, da solidariedade e da paciência, numa situação em que só era possível de se esperar que ele desenvolvesse uma personalidade irritada, intolerante, impulsiva.
Ele é o personagem mais famoso da história da humanidade, mas, provavelmente, o menos conhecido nas áreas psicológicas” .
Ainda descrevendo sobre o estudo que fez sobre a personalidade de Jesus, o psiquiatra Augusto Cury diz que diariamente recebe mensagens de pessoas que deram um salto em sua vida emocional e intelectual ao estudar a inteligência de Jesus. Jamais se viu alguém tão feliz e motivado. Sempre refazia sua agenda e rompia sua rotina. Era um grande líder de si mesmo antes de ser o líder do mundo de fora.
Antes de descrever sobre a primeira parte desta seção que destaca pontos importantes para se obter uma vida emocional de qualidade, coloco abaixo mais um texto do Dr Augusto Cury:
Tenha coragem você pode atravessar o deserto da vida.
Ø Todos passamos por dificuldades. Algumas são imprevisíveis e inevitáveis.
Ø Quem atravessa os vales das doenças emocionais e os supera fica mais bonito interiormente.
Ø Jesus, demonstra que há sempre um oásis no árido solo da existência humana. Procure-o. Ele pode estar mais perto do que você imagina.
Ø Jesus, o mestre da emoção, convida homens a prender com ele a navegar nas águas da emoção e beber de sua felicidade e tranqüilidade. O convite parte dele, a decisão de aceitá-lo é nossa.
Ø O treinamento da emoção realizado por Jesus Cristo na sua curta trajetória como homem nos deixa boquiaberto. Num ambiente onde havia miséria social e a vida valia muito pouco, ele exaltou sobremaneira o ser humano e o colocou na escola onde ele é o mestre dos mestres, a escola da existência.
Ø Os que se submeteram ao seu treinamento se tornaram alegres, amáveis, livres, inteligentes. Os que eram rígidos aprenderam a ser cordatos e solidários; os que eram fechados aprenderam a sorrir e a serem sociáveis; os que eram impulsivos aprenderam a ser mansos e serenos; os que eram insensíveis aprenderam a amar e a chorar; os “débeis “se tornaram lúcidos e os “loucos” se tornaram sábios.
A QUALIDADE DE VIDA EMOCIONAL
Para viver uma qualidade de vida emocional é preciso:
Ter um sono restaurador
Ter um sono restaurador é:
Ø Dormir o suficiente para repor a energia física e psíquica gasta no dia anterior.
Ø Não demorar para adormecer nem ter um sono intermitente (acorda, levanta).
Ø Ter um sono profundo e agradável.
Ø Não se atormentar com pesadelos e sonhos desgastantes.
Ø Não levar problemas e conflitos sociais e profissionais para a cama.
Ø Despertar descansado e motivado para enfrentar o estresse e os desafios.
Ø Estar alerta e concentrado para ter um bom rendimento intelectual.
Faça as pazes com a cama. Você pode brigar com o mundo, mas se brigar com o seu sono não terá saúde física, emocional, social ou mesmo espiritual. É simplesmente impossível ter qualidade de vida sem ter qualidade do sono. Se você desprezar seu sono, estará destruindo o reator da sua vida. Uma vida feliz começa com uma noite feliz, um sono restaurador.
Gostamos um terço de nossa vida dormindo. O sono é o encontro mais importante que temos conosco. É o período em que bilhões de células relaxam para reorganizar a energia para suportaras árduas batalhas da sobrevivência. Dormir não é perda de tempo, mas achar o tempo.
As doenças psíquicas são desencadeadas e expandidas quando a insônia golpeia a personalidade. As crises depressivas e ansiosas são normalmente precedidas e perpetuadas pela insônia. Em alguns casos, a depressão se apresenta como excesso de sono. Nesse caso, o excesso de sono pode ser tanto uma fuga dos estímulos estressantes diários como tentativa desesperadora do cérebro de repor a energia gasta pela hiper-produção de pensamentos negativos. Dependendo da qualidade do seu sono, você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável. Se você anda explosivo ou impulsivo, reflita sobre a qualidade do seu sono. As pessoas insones irritam-se até com a sua sombra. Não suportam a tolice dos outros, falhas ou erros repetidos. Se falta sono restaurador abala a inteligência e a serenidade.
Os jovens que ficam até de madrugada na internet poderão pagar caro a conta psíquica. Poderão se tornar inseguros, ansiosos, mal-humorados, sem metas, sem garra.O jovem deve navegar mas não se afundar na net, deve administrar seu tempo. ORE POR UM SONO RESTAURADOR................
Algumas dicas:
Ø Faça exercícios físicos diários, ou três vezes por semana durante pelo menos meia hora. Os exercícios, além do bem físico, liberam endorfina, que é um calmante natural, que relaxa e promove o sono.
Ø Evite comer antes de dormir. O metabolismo em ação pode dificultar o sono. Leia a Bíblia (alguns Salmos ou sermão do monte) ou um outro livro antes de ir para cama. A leitura desacelera o pensamento, aquieta as águas da emoção e induz o sono.
Ø Se tiver insônia relaxe e pense em imagens ou situações tranqüilas. Não pense naquilo que o perturba. Faça isso por alguns minutos se não conseguir dormir, saia da cama. Volte a ler um livro ou faça uma tarefa suave. Espere o sono chegar.
Ø Se tiver insônia total por um ou dois dias é bom procurar um médico
Ø Não leve seus problemas para sua cama
A vida é uma batalha e a cama é o único lugar onde deve reinar a trégua absoluta. Mesmo que o mundo esteja desabando.
Algumas pessoas têm atritos ou decepções com os outros. Pensam demais em todas as injustiças que sofreram. Repetem e remoem as cenas que as feriram. Imaginam respostas que deveriam ter dado e não deram. Assim levam seus inimigos para debaixo do lençol, e pior ainda, para o teatro de sua mente. Vivem um teatro de terror.
Fica mais barato não esperar muito das pessoas e perdoá-las, mesmo que elas não mereçam. Faça isso por você. As pessoas que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono....
Conquistando um sono profundo em situações estressantes – Aprendendo com Jesus- Marcos 4:35-41- Jesus acalma a tempestade.
Toda Semana Um estudo baseado em um tema diferente- Na próxima semana - Gerenciando pensamentos.......
Rev. Janoí mamedes
Comentários