INTRODUÇÃO A CARTA DO APÓSTOLO PAULO AOS CORÌNTIOS

 

Curso de Atualização Bíblica

Primeira Carta aos Coríntios

Introdução

Apenas um breve esboço para iniciar as pesquisas- Janoí Mamedes

Você sabia que esta carta que lemos como a primeira aos Coríntios pode ter sido a segunda?

Paulo declara no capítulo 5.9-11 que já tinha escrito aos irmãos anteriormente, e descreve até mesmo parte do conteúdo da carta.

Sendo assim, Paulo pode ter escrito três cartas aos Coríntios.

A Cidade: Foi destruída pelos Romanos em 146 a.C e em 44 a.C foi reconstruída como colônia Romana, sendo colonizada por Soldados veteranos, escravos libertos e comerciantes que foram atraídos pela vocação econômica da cidade que tinha um porto movimentado por conta da localização que facilitava e encurtava o transporte de mercadorias

Corinto – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

 

DE OLHO NA ILHA: CORINTO (GRÉCIA) – 5.000 ANOS DE HISTORIAS FANTÁSTICAS.  (SEU PRÓXIMO DESTINO TURÍSTICO)

 

 

 

 

 

Imagem de escavações na Cidade. Ruínas do templo de Afriodite. Hoje turquia.

Ruínas do templo de Afrodite na Turquia

 

O Canal:

canal de Corinto é um canal que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6,3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 400 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.

A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a seis mil escravos escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

 

Canal de Corinto - Terra Santa Viagens - Viagens para Israel e outros  locais bíblicos

 

Ao ler Coríntios lembre-se que Paulo utiliza contrastes, retóricas, lógicas para mostrar suas argumentações; ele está no mundo “grego”. Apesar do domínio Romano a cultura é helênica. A carta é escrita em grego e não é escrita em latim. Mujitos em Corinto se gabavam, se gloriavam da intelectualidade. Paulo escreve a carta porque recebe informações de como a igreja estava. Contendas e imoralidades estavam no seio da igreja. Para entender melhor a carta torna-se importante ler Atos 18, Paulo ficou em Corinto por 18 meses, ele funda a igreja por volta de 49 a 51 na segunda viagem missionária, mas escreve a carta por volta de 55 quando estava na terceira viagem missionária, possivelmente em Éfeso. Alguns nomes para pesquisar:

Sóstenes, Cloe, Apolo, Cefas, Gaio, Estéfanas, Timóteo, Barnabé, Áquila e Priscila.

Por ser uma cidade portuária viviam na cidade pessoas diversas: Gregos, Romanos, Sírios, Asiáticos, Egípcios, Judeus e etc... A igreja também era uma mistura racial. A igreja era formada por escravos, livres e até oficiais do governo como Erasto, tesoureiro da cidade, que é citado por Paulo em Romanos 16.23; desta cidade que ele escreve a carta aos Romanos.

Principais assuntos: Repreensão contra divisões. A tolice da sabedoria humana diante de Deus. Luta contra a imoralidade. Idolatria. A Ceia do Senhor, Dons e a esperança da ressurreição.

Existe um escrito antigo não canônico: Uma carta dos irmãos de Roma aos irmãos de Corinto, atribuída a Clemente de Roma, indica que a igreja resistiu a perseguição do Império Romano, principalmente a Nero que possivelmente levou Paulo a morte.

 

Janoí Mamedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS