Advertência contra a imaturidade


Advertência contra a Imaturidade
A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.(Hebreus 5.11-14)
O autor do livro de Hebreus declara aos leitores, irmãos hebreus convertidos, que algumas coisas são difíceis de explicar (como por exemplo: a questão de Jesus como Sumo Sacerdote e a sua superioridade ao sacerdócio da antiga aliança) porque o povo não queria ouvir. Ou melhor: Não queriam parar para aprender. O autor também destaca que estes irmãos já deveriam estar se alimentando de alimentos sólidos, tendo em vista o tempo que tinham de Evangelho, mas infelizmente ainda estavam no leite, somente no leite. Precisavam agir com seriedade, fixarem na mente, pelo menos o básico e começarem a crescer. A Palavra de Deus serviu para aquele povo que viveu por volta de 65 d.C e com toda a certeza serve também para todos os leitores, até mesmo eu e você. 1- O texto me faz repensar o sentido da fé- Crer não é somente confessar com a boca, Tiago 2.19 diz que os demônios creem e estremecem. A fé precisa estar acompanhada dom compromisso com a obra e com o Deus da obra. 2- Eu devo me preparar para crescer- Não basta ter “tempo de casa”, “antiguidade não é posto”; não adianta ficar quarenta anos tomando mamadeira; irmão você precisa crescer! (leia 1ª Co 3.1-9) Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. 3- Devo agradar a Deus com sacrifícios de louvor (leia Hebreus 13.15-17)- Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. Nossos lábios devem adorar a Deus em todo o tempo (1ªPe 2.5), devo promover o bem aos outros, louvo a Deus quando demonstro amor ao próximo; devo prestar obediência aos líderes que sevem com sinceridade. Não posso tornar a vida do meu líder ainda mais pesada. Quem estuda a Palavra e pratica, cresce. Deus abençoe a todos. Pr Janoí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS