O Ministério da Reconciliação

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. (II Co 5.18-20) Você deve conhecer a história de Jacó, aquele que nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão, mais tarde com a ajuda de sua mãe rouba-lhe o direito de primogenitura, vive muitas aventuras na propriedade de seu tio e sogro Labão, em Gênesis 32 envia mensageiros com a finalidade de se reconciliar com seu irmão Esaú e ainda “luta com Deus” no vau de Jaboque; no capítulo 33 reencontra seu irmão e o texto nos diz: Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram. Este homem chamado Jacó teve o nome mudado para Israel e se tornou o progenitor do Povo de Deus. Uma bela história de reconciliação que também aponta para nossa reconciliação com Deus através da morte de Jesus Cristo. O texto de Coríntios que apresentamos acima diz que somos cooperadores no ministério da reconciliação, sendo assim precisamos anunciar e viver este ministério. Como cooperador do ministério da reconciliação eu preciso: 1- De uma reconciliação pessoal- “eu comigo mesmo”- Jacó precisou mudar, até o nome. De suplantador, enganador para “aquele que será príncipe de Deus”. Não é fácil mudar, mas se queremos ser instrumentos de Deus precisamos nos adequar a sua Palavra. Sabemos que Deus é soberano, mas você precisa ter atitude para mudar. 2- De uma reconciliação interpessoal- “eu com o próximo” – Jacó busca a reconciliação com seu irmão, mas fica receoso; porém Esaú se mostrou quebrantado e ainda mais disposto a Paz. Esaú surpreendeu Jacó. Você também poderá ficar surpreso. Busque a reconciliação! O Apóstolo Paulo diz: E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus. Apontando que o resultado não produziria fruto permanente se não vivessem esta reconciliação como destaca no versículo 3: não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado. 3- De uma reconciliação com Deus- Na verdade o que me habilita ser um embaixador da reconciliação é a experiência que tive e continuo tendo com Deus. Eu não posso falar desta benção sem a ter experimentado. Jacó foi transformado por Deus, Paulo foi transformado por Deus e nós precisamos ser transformados por Deus. Janoí Mamedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS