Disciplina na família um assunto que requer urgência

Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos (Hebreus 12.7-8). A carta aos hebreus é endereçada a um grupo de irmãos que está passando por perseguições e sofrimentos e o autor procura demostrar com base na Palavra de Deus do A.T. que Jesus é o cumprimento de tudo que foi dito pelos profetas incentivando a procura da maturidade cristã. No texto em destaque ele fala sobre a disciplina do Senhor. Confesso aos irmãos que para mim não é um assunto fácil, mas é extremamente relevante pois nos dias atuais percebemos claramente a ausência de disciplina nas principais instituições como: a) Família- Filhos que não aceitam a disciplina e pais que não querem disciplinar. No versículo 8 o autor apresenta nas entrelinhas um costume dos nobres, que adotavam filhos ilegítimos, mas criavam sem disciplina e os filhos legítimos aplicavam a disciplina que chegava a beirar a escravidão. O primeiro escolheria seu caminho o segundo estava destinado a nobreza. b) Sociedade- A disciplina na Sociedade é uma correção aplicada pelo Estado que não resolve o problema e marginaliza ainda mais o indivíduo. c) Igreja- A disciplina na Igreja visa o crescimento e desenvolvimento da pessoa, deve ser aplicada com amor. d) Deus- Assim como na infância, não entendemos quando estamos sendo disciplinados, questionamos, choramos, lamentamos, mas no futuro vamos entender e agradecer. A DISCIPLINA DO SENHOR- O que mais aprendemos com este texto? 1- Deus Corrige quem é filho- V.8- Se somos disciplinados pelo Senhor é porque somos filhos. Se você está sendo corrigido, agradeça. 2- Deus Fortalece na hora da adversidade- As vezes somos levados até o nosso limite, mas devemos ficar firmes, porque o Senhor não nos prova além das nossas forças e além disso devemos pensar nos benefícios das provações conforme Tiago 1:2-4. 3- Deus Nos faz participantes de Sua Santidade- Nos santifica, ou seja, nos separa do uso comum para sermos instrumentos de Deus.... nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade (V.10) e sem santificação não veremos a Deus (v.14) pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (I Pe 1.15-16). Quer ver o Senhor? Então aceite a disciplina. Quer que seus filhos sigam seus passos na vida? Então discipline. Quem ama disciplina. Muitos, equivocadamente, confundem a Graça de Deus com a ausência de regras, mas não encontramos base bíblica consistente para esta “falsa liberdade”. Pastor Janoí Mamedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pedras preciosas na Bíblia- Cris Silvano

Estamos ligados- Romanos 15.,5-7

APOSTILA DE TREINAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS